segunda-feira, fevereiro 06, 2006

 

OS TACHÕES


- Nos últimos meses a população cruzeirense tem percebido um considerável empenho das autoridades responsáveis pela administração do trânsito na cidade, através das campanhas lançadas, fiscalizações periodicamente mais rigorosas, o assentamento de redutores de velocidade e outras atividades que vem surtindo algum efeito na base da aplicação de medidas que oferecem ao condutor de veículos a possibilidade de desobedecer às regras impostas ou sofrer prejuízos. Certamente que as próprias autoridades concordam que muito mais precisa ser feito e implementado.

- Alguns pontos no centro da cidade já necessitam da instalação de semáforos, as campanhas precisam ser melhor veiculadas e ter prazos mais dilatados para que possam atingir toda a população, inclusive pedestres, já que muitos costumam andar pelo meio das ruas, outros quando conduzem crianças, às levam posicionadas para o lado interno da via, não para o lado externo, que seria mais seguro.

- Muitos ciclistas não respeitam o sinal vermelho e acham que tem o direito de avançar; motoristas e motociclistas efetuam desvios para evitar os famosos tachões que tem sido aplicados muitas vezes em posições que impedem o condutor de obedecer a parada, pois o mesmo não tem como obter uma visibilidade adequada naquela posição para poder avançar; duas carreiras de tachões fixadas desnecessariamente, pois uma só linha já surte o efeito necessário; vias importantes com uma visível diminuição do tráfego devido o excesso de tachões, sobrecarregando como conseqüência outras vias alternativas, menos “tachadas”. Acreditamos que acidentes de trânsito sempre ocorrerão, mas é possível diminuir suas ocorrências com uma boa educação por parte dos condutores de veículos.

- Os responsáveis pela implantação e ajuste das medidas para tornar o trânsito mais civilizado, também precisam colaborar no sentido de implantarem materiais mais adequados como redutores de velocidade. Hoje já existe no mercado a lombada plástica de alta resistência que cumpre o papel proposto melhor que os tachões, sem o risco de provocar quedas em ciclistas ou motociclistas, desalinhar pneus, ou até mesmo provocar acidentes, já que as rampas dos tachões não possuem um grau adequado para receber o impacto dos pneus.

- Os tachões são aplicados prioritariamente para divisão do fluxo de sentidos opostos, balizamento de interferências na pista, criação de rotatórias ou para disciplinar a velocidade em entradas com rígido controle. A instalação de lombadas de concreto nas medidas legais também surtiriam melhor efeito e prejudicariam menos os veículos que os famigerados tachões. Esta crítica é feita por quem não tem problemas em obedecer às regras do trânsito, pois sabemos que infelizmente os maus condutores, além de prejudicarem a si próprio, também maltratam os bons condutores. Em situações assim é que cabe a aplicação do ditado “o justo paga pelo pecador”.

- É preciso lembrar que nem sempre medidas que “obrigam” o condutor a ser educado, realmente o educam. Seria excelente se seguíssemos o exemplo da nossa Capital Federal, Brasília, que mesmo mal afamada por causa de certos políticos não confiáveis, todavia possui um trânsito bem civilizado, com uma excelente relação entre condutores e pedestres, quem já passou por lá sabe disso.


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