domingo, novembro 05, 2006

 

MUSEU AEROESPACIAL DO RIO DE JANEIRO

- No ano do centenário do grande feito do brasileiro Alberto Santos Dumont o Diário do Juruá fez uma visita ao Museu Aeroespacial no Rio de Janeiro.

- A visita era para acontecer na quinta-feira, mas um pequeno atraso não permitiu que se chegasse cedo ao museu, e para uma visita como esta um dia inteiro é pouco. Deixamos então o passeio para o domingo.

- Na sexta fomos à Petrópolis, demos uma rápida passada na casa de Santos Dumont, porém não havíamos levado a câmera, a viagem foi decidida de última hora e a finalidade era fazer compras.

- No sábado, assistindo à tv globo, o jornal local informou que no domingo haveria uma programação especial no Museu Aeroespacial, com pára-quedistas do exército, apresentação de acrobacia aérea, caças, helicópteros, além da nossa conhecida esquadrilha da fumaça. Foi uma grande surpresa, uma vez que a programação especial coincidiu com o dia já marcado para nossa visita.

- De manhã cedo, às 9h30 o museu abre, fomos ansiosos conhecer a evolução da magnífica invenção de Santos Dumont.

- Logo na chegada, o que já era de se esperar, uma multidão compareceu para apreciar a apresentação em homenagem à Santos Dumont.

- A primeira aeronave já se encontra logo na entrada para a pista e em frente aos hangares onde ficam os aviões expostos. Enfileirados, um a um estão muitos aviões que se encontram em plena operação, todos ali para o deleite do público presente.

- São caças como o bombardeiro A-1 (também conhecido como AMX), F-5E, helicópteros, aviões de reconhecimento, de acrobacia, até avião de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro estava presente, este, inclusive, conforme tem noticiado a imprensa nacional nos últimos dias vitimou uma garota de 12 anos ao lançar água, para refrescar a multidão, numa altitude muito baixa, de uns 15 metros aproximadamente.

- O calor realmente era insuportável, providenciamos logo bastante água e compramos um chapéu igual ao de Santos Dumont, pois nos protegeria do sol muito forte daquele dia.

- Do lado de fora do Museu, na exposição comemorativa, vimos apresentação de helicópteros, decolaram e ficaram pairando a menos de 3 metros do chão, fizeram manobras sincronizadas rente ao solo, e esconderam-se atrás de árvores, tudo muito bem planejado e executado de forma perfeita, tudo muito bonito.

- Logo em seguida apareceu a esquadrilha da fumaça, um show que nós cruzeirenses já conhecemos, e que sem dúvidas é a prova de nossa competência como brasileiros, que quando queremos podemos ser os melhores até do mundo.

- Após isso vieram os pára-quedistas do exercito, um grupo chamado Parasar. Saltaram bem acima de nossas cabeças e vieram em queda livre até que surgiu o colorido do velame dos pára-quedas. Viu-se uma apresentação de precisão e beleza, os pára-quedistas, traziam bandeiras abaixo dos pés, um com a bandeira do grupo a que pertencia e outro com a bandeira do Brasil. A precisão é mesmo incrível, os paraquedistas pousavam suavemente em uma área demarcada do tamanho de uma toalha de mesa, e todos desciam lá dentro sem exceção.

- Após tudo isso uma apresentação de encher os olhos, uma mulher se prendeu em cima das asas e um bi-plano e este decolou para fazer acrobacias. Eram rasantes, todos com fumaça à exemplo da esquadrilha, o que ajudava a abrilhantar as façanhas daquela mulher e daquele piloto.

- Fazia algumas horas que lá estávamos e ainda sequer entráramos nos hangares para ver as aeronaves mais antigas e também às mais modernas, já que a Embraer como patrocinadora do museu aeroespacial também tem uma área destinada a apresentação de seus mais novos aviões.

- Logo na entrada dos hagares, há que se pagar R$ 2,00 pela visita, havia uma enorme fila, mas que andava rapidamente e em menos de 3 minutos já estávamos lá dentro.

- O primeiro avião que se vê é um T6 americano que era usado na esquadrilha da fumaça antes dos atuais Tucanos. Há, aiunda, várias salas com objetos relacionados a Santos Dumont. Muitas histórias e seus incríveis feitos.

- Enfim, há riquezas impressionantes naqueles hangares, só mesmo ao vivo e com bastante tempo para leitura e apreciação de todos os objetos e histórias que os cercam para que se possa ter a idéia do que este belo e bem cuidado museu pode proporcionar aos visitantes. Quem um dia puder vá conhecer, trata-se de um passeio inesquecível.

- Localizado na Avenida Marechal Fontenelle, 2000, é um programa recomendado para quem estiver no Rio de Janeiro, pois afinal de contas nem só de praia e bonitas paisagens é feita a cidade maravilhosa.

p.s.: o blogspot não tem permitido a postagem de muitas fotos, sempre ocorre um erro, dessa forma, as fotos serão publicadas posteriormente.


Comments: Postar um comentário

<< Home
Copyright © 2006 Powered by Diário do Juruá
- O Site é melhor visualizado em 1024 x 768 -

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Powered by Diário do Juruá
Copyright ©DdJ 2006