quinta-feira, abril 27, 2006

 

MOVIMENTO DE VANGUARDA DA CORRUPÇÃO

- No início do século XX, o Brasil passou por uma interessante mudança no campo das artes. Até aquele momento basicamente os artistas brasileiros, ou a produção artística no país, envolvendo a pintura, a escultura e a literatura, normalmente seguia o modelo europeu. Com a aproximação do primeiro centenário da independência da nação, alguns jovens brasileiros mais sintonizados com o mundo resolveram alavancar um movimento para declarar uma outra independência, a independência da produção artística brasileira, o que ocorreu como marco inicial no ano de 1922, com a famosa Semana de Arte Moderna, na cidade de São Paulo.
- Aqueles jovens (não vou citar os nomes), tomando conhecimento das vanguardas européias em assunto de arte, almejaram um movimento para criar uma arte bem brasileira, com estilo próprio e arraigada em características genuinamente nacionais. Um dos apelos foi exatamente valorizar o português falado no Brasil, com suas variantes peculiares. Num primeiro momento foram vaiados e desacreditados, a arte produzida não agradava, mas com o tempo e a insistência, esse movimento se consolidou e hoje é chamado e estudado como Modernismo, o qual ainda hoje perdura, sendo uma variante dele o nosso atual Pós-modernismo, que para aqueles que gostam de arte, não concordam muito, já que não houve mudança específica identificável entre Modernismo e Pós-modernismo.
- Pois bem, quero explorar a idéia de vanguarda, sem querer desvalorizar a arte modernista. Estamos vivenciando os primeiros momentos da campanha eleitoral para presidente da república. Pelas pesquisas eleitorais, o atual presidente deverá ser o vencedor. Diante de todos os fatos últimos que tem nos apresentado a imprensa brasileira acerca da corrupção no governo petista, outro dia brinquei com minha professora de literatura, que a corrupção petista está se configurando como movimento de vanguarda na política brasileira, já que política é arte. Neste primeiro momento estamos encontrando uma certa dificuldade em aceitar, como nas manifestações iniciais do nascente Modernismo brasileiro, mas caso o atual presidente seja reeleito, já será um bom sinal de que o movimento de vanguarda da corrupção na arte da política, já estará sendo sutilmente aceito pelo povo brasileiro, devendo então chegar um momento em que toda a corrupção governamental será perdoada sem maiores questionamentos. Vamos torcer para que isso aconteça, pois seremos nós os brasileiros famosos do futuro, pelo fato de ter sido nós aqueles que percebemos que a política brasileira precisava de renovação, e essa renovação começou então com o movimento vanguardista da corrupção quase generalizada nas esferas do poder federal.
- Vamos avante Brasil, toquemos o movimento pra frente, que a corrupção se torne cada dia mais normal e se transforme em arte política, e que o povo brasileiro seja o primeiro do mundo a criar uma corrupção de vanguarda, para que o mundo siga nosso exemplo e copie nosso modelo.

Comments:
Prezado colega,
Gostaria de solicitar a vc. permissão para postar fotos do juruá que você frequente coloca no seu blog. Darei os devidos creditos e link para a pagina do DJ.

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano
www.ambienteacreano.blogspot.com
 
Parabéns pelo site. Boa diagramação, boa escolha dos assuntos, site agradável de visitar. Os textos opinativos também estão bons.
Só um detalhe: não encontrei o Expediente com os nomes das pessoas responsaveis pelos textos, diagramação e fotos. Como é um site de noticias, é importante ter esta informação.
Ainda assim, parabéns

Leandro Altheman
 
Postar um comentário

<< Home
Copyright © 2006 Powered by Diário do Juruá
- O Site é melhor visualizado em 1024 x 768 -

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Powered by Diário do Juruá
Copyright ©DdJ 2006