sexta-feira, dezembro 09, 2005

 

Vale do Juruá entregue ao abandono


BAIXO NÍVEL DAS ÁGUAS DO RIO JURUÁ PROVOCA RISCO DE DESABASTECIMENTO DE ALGUNS GÊNEROS EM CRUZEIRO DO SUL

- A região do vale do Juruá possui basicamente três “portas” de entradas: o próprio rio Juruá, os aeroportos e a BR364, entretanto, na época chuvosa, a BR364 fecha, e na época seca, período chamado por aqui de verão, o rio Juruá não oferece navegação para as grandes balsas que abastecem Cruzeiro e os outros municípios da área. Apenas os aeroportos operam durante o ano todo, suprindo as deficiências das outras “portas” de entrada.
- Os municípios de Porto Valter e Marechal Thaumaturgo já possuem suas pistas de pouso, apesar das mesmas precisarem de melhorias, mas já oferecem facilidade de saída e chegada de forma mais rápida. O último verão amazônico foi bastante forte e o rio Juruá ainda está com suas praias de fora, o que fez com que produtos como açúcar, cimento e gás de cozinha já comecem a ficar escassos neste final de ano. São produtos pesados que comumente são transportados por balsas.
- Durante a época seca, quando a BR364 é aberta ao tráfego, o DERACRE só permite peso máximo de 10 toneladas por caminhão, pois a estrutura da estrada não suportaria tráfego com peso superior, ficando quase inviável transportar produtos como açúcar e cimento em pequenos caminhões, já que o frete encareceria demais o produto. O kilo do frete aéreo para Cruzeiro do Sul é muito alto, ficando as aeronaves cargueiras com o transporte de hortifrutigranjeiros e outros produtos de menor peso.
- Com a reforma da pista de pouso de Cruzeiro do Sul, a VARIG, que atende com vôos cargueiros poderá suspender os vôos, pois a aeronave não teria mais condições de operar com pouca carga, pois seria prejuízo para a empresa. Podemos assim perceber que devido à forte seca de 2005 e outros fatores de deficiência da infra-estrutura da região do vale do Juruá, o povo juruaense acaba sofrendo algumas privações, mesmo que por pouco tempo, mas também fica claro a extrema necessidade que o vale do Juruá tem de possuir com urgência uma ligação rodoviária adequada e perene com a capital do Estado.
- De acordo com militares aposentados que serviram no 7º Batalhão de Engenharia de Construção, desde 1975 ou 1976 que a BR364 foi aberta no trecho Rio Branco-Cruzeiro do Sul e 30 anos depois a rodovia mais importante do Acre ainda não foi concluída.

Comments:
Achei interessante e resolvi mostrar aqui. Parabéns pelo Blog!!! Está mesmo muito bom!!!

Achei no orkut!!! http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=5955595&tid=2435861536952662894&start=1

Acre Agora divulga matéria do Diário do Juruá 11/12/2005 06:33
- O jornal Acre Agora divulgado via internet, divulgou a matéria "Vale do Juruá entregue ao abandono", publicada dia 09 de dezembro no Diário do Juruá, porém não citaram a fonte.
- Há até um pequeno erro e que já se encontra corrigido no Diário do Juruá e que no Acre Agora continua com a impropriedade.
- O erro é onde fala em "...estrutura leito da estrada...", no Blog já se retirou a palavra a mais "leito".
- O jornal Acre Agora conta com um link no site www.jornalatribuna.com.br.
- A matéria pode ser acessada no Acre Agora através do link abaixo.
http://www.acreagora.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=346&Itemid=41
 
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