quarta-feira, outubro 05, 2005

 

ÍNDIOS E BRANCOS

- No último final de semana, uma briga envolvendo índios da tribo Katukina contra brancos, no ramal 7 da BR-364, a aproximadamente 80 quilômetros de Cruzeiro do Sul, vitimou duas pessoas e deixou cinco feridos, sendo uma das vítimas um índio de 29 anos que era irmão do chefe da FUNAI em Cruzeiro do Sul. A outra vítima era um não-índio de 48 anos de idade.
- O desentendimento começou por causa de uma bebedeira, resultando em tragédia e na apreensão de doze índios e três brancos. A polícia ainda encontrou com os dois grupos, uma espingarda .36, outra .32, um vergalhão de ferro, três terçados 128, duas facas médias, uma faca pequena e muitos pedaços de madeira. Na segunda-feira três dos doze índios foram soltos. A FUNAI local solicitou a presença de um advogado da referida autarquia para proceder na defesa dos índios.
- A lição que fica é que a liberação da venda de bebidas alcoólicas em localidades próximas ou dentro de aldeias indígenas, é um incentivo ao aumento da criminalidade. A própria FUNAI precisa rever sua política de tratamento e proteção aos índios. É sabido por todos que a bebida alcoólica é uma droga tão prejudicial quanto à cocaína, todavia em nome do lucro que o próprio governo aufere, o comércio de bebidas alcoólicas penetra em quase todos os grupos sociais, provocando muita violência.

Comments: Postar um comentário

<< Home
Copyright © 2006 Powered by Diário do Juruá
- O Site é melhor visualizado em 1024 x 768 -

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Powered by Diário do Juruá
Copyright ©DdJ 2006