domingo, outubro 09, 2005

 

Ministro Fontes de Alencar lança livro sobre anexação do Acre ao Brasil


- História de uma Polêmica – Rio Branco / Rui Barbosa / Gumersindo Bessa" é o título do livro que o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luiz Carlos Fontes de Alencar lança nesta terça-feira, 4 de outubro, no Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na obra, o ministro discute a polêmica Questão do Acre – anexação desse estado, que no século XIX pertencia à Bolívia, ao Estado brasileiro.
- Segundo Vamireh Chacon, professor de Relações Internacionais e diretor do Instituto de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), responsável pelo prefácio do livro, "Fontes de Alencar, jurista de sensibilidade histórica e política, descreve e analisa, com perspicácia de interpretação, os documentos por ele pesquisados sobre a polêmica trilateral e direta entre Rui Barbosa e Gumersindo Bessa, indiretamente a partir das decisões de Rio Branco na nem tão pacificamente resolvida Questão do Acre, onde guerrilheiros nordestinos estavam em combate sob a liderança do gaúcho Plácido de Castro, numa sintomática síntese de brasilidade do Norte ao Sul. Fontes de Alencar concentra-se nos antecedentes da Questão e na polêmica a respeito".
- Nascido em Sergipe, o ministro Luiz Carlos Fontes de Alencar foi coordenador-geral da Justiça Federal e diretor da Revista do STJ, período no qual lançou a Revista Eletrônica de Jurisprudência. Chegou ao STJ pelo terço constitucional destinado a membros dos Tribunais de Justiça, tendo presidido a corte estadual sergipana entre 1985 e 1987. Além de todas as atividades que exerceu, dedicou-se ao magistério superior. Esteve na presidência da Quarta Turma durante o biênio de 1993/1995. Durante 50 anos, prestou relevantes serviços à administração pública; foi professor na Universidade Federal de Sergipe.
- O evento, organizado pelo Núcleo Cultural do Tribunal e pela Editora Thesaurus, será no mezanino do Edifício dos Plenários, no STJ, a partir das 18h30.O endereço do STJ é Setor de Administração Federal Sul, Quadra 6, Lote 1, Trecho III – Brasília (DF). Mais informações pelos telefones (61) 3319-8326/8521 ou pelo e-mail espaco.cultural@stj.gov.br.
Da Redação(61) 3319-8256
A notícia foi veiculada pelo STJ dia 3 de outubro e está reproduzida na íntegra.

Comments: Postar um comentário

<< Home
Copyright © 2006 Powered by Diário do Juruá
- O Site é melhor visualizado em 1024 x 768 -

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Powered by Diário do Juruá
Copyright ©DdJ 2006