quarta-feira, setembro 21, 2005

 

UNIVERSIDADE DA FLORESTA

MEC LIBERA CONVÊNIO DE R$ 7,5 MILHÕES PARA IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS DA UFAC FLORESTA
- Foi assinado na quinta-feira (08/09) na Sala de Cristal do Ministério da Educação – MEC, convênio com a Universidade Federal do Acre – UFAC para implantação do novo Campus em Cruzeiro do Sul.
- Participaram da solenidade o ministro da Educação, Fernando Hadad, o Secretário de Educação Superior, Nelson Maculan, o senador Tião Viana PT/AC, o deputado federal Henrique Afonso PT/AC, o deputado federal Nilson Mourão PT/AC e o reitor Jonas Pereira.
- O novo Campus da UFAC foi denominado “UFAC-Floresta”, por ser um dos componentes da Universidade da Floresta, cujo projeto vem sendo construído desde 2003, quando o deputado federal Henrique Afonso PT/AC levantou esta bandeira do Juruá em Brasília, com apoio da bancada federal do Acre, principalmente do senador Tião Viana.
- O convênio de 7,5 milhões (sete milhões e meio) tem como objetivo apoiar a modernização da infra-estrutura do novo Campus, localizado na comunidade rural denominada “Canela Fina”, cujas obras devem iniciar em breve, para dar condições de iniciar já com novas turmas no início de 2006.
- De acordo com o ministro Fernando Haddad, a Secretaria de Educação Superior – SESU/MEC considerou importante o projeto da Universidade da Floresta dentro da política do Ministério e do governo Lula de um programa ambicioso de expansão e interiorização da educação superior pública do país. Por isto técnicos da SESU/MEC visitaram o Acre por cinco vezes entre 2003 e 2004. Ressaltou também que esta proposta se diferencia pela concepção de um modelo de integração Academia, Estado e Sociedade na execução de projetos de desenvolvimento regional na Amazônia, inclusive estabelecendo vínculos com as unidades de conservação, áreas indígenas, com objetivo de promover e apoiar o desenvolvimento sustentável, e integrar atividades de ensino profissionalizante, ministrado no Centro de Formação e Tecnologias da Floresta – CEFLORA, e atividades de pesquisa, através do terceiro componente da Universidade da Floresta, que é o Instituto de Biodiversidade.
- Atualmente, o Campus da UFAC em Cruzeiro do Sul oferece somente os cursos de Letras e Pedagogia, com 404 alunos, e tem 29 professores, sendo que, destes, apenas 6 são do quadro efetivo da UFAC. Com a ampliação a partir de três novos cursos em 2006, Engenharia Florestal, Biologia e Enfermagem, entrarão mais 30 professores e, até o final de 2008, período de vigência do convênio, quando estão previstos mais sete novos cursos, somarão 97 novos professores contratados e 1600 alunos atendidos.

(Matéria extraída do Jornal Voz do Norte, edição de 19 de setembro de 2005, e que, por sua grande importância foi reproduzida neste blog).

Comments: Postar um comentário

<< Home
Copyright © 2006 Powered by Diário do Juruá
- O Site é melhor visualizado em 1024 x 768 -

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Powered by Diário do Juruá
Copyright ©DdJ 2006