segunda-feira, setembro 26, 2005

 

Terremoto atinge Cruzeiro do Sul


- Terremoto de 7,5 graus na escala Richter que atingiu o Peru ao norte de Lima com centro na cidade de Moyabamba, também foi sentido em Cruzeiro do Sul que fica a cerca de 450 quilômetros do local. O tremor que balançou a cidade derramou o conteúdo de caixas d`água, e levou medo aos moradores que o sentiram com maior intensidade. O tremor aconteceu em duas ondas, numa intensidade que atrapalhava, por exemplo, o caminhar normal de uma pessoa, deixando-a cambaleante.
- O balanço das casas assustou moradores, cuja tendência foi procurar sair de dentro de suas casas apressadamente. O local do tremor, próximo à Cruzeiro do Sul, pode ser visto através do Google Earth. A localização geográfica do epicentro, ocorrido sob a latitude 5.65S e longitude 76.36W, pode ser vista na foto acima. (Clique na imagem para ampliá-la).
- O evento, que foi localizado com boa precisão, ocorreu a uma profundidade de 85 km, segundo o site Apolo11. Como noticiado por vários jornais, o abalo também foi sentido em Manaus.
- O Acre, por ser o estado brasileiro situado mais próximo à Cordilheira dos Andes, onde se situa uma fenda geológica, várias vezes já foi afetado por pequenos tremores de terra sem a provocação de danos materiais.
- O tremor sentido na noite passada foi um dos mais fortes dos últimos anos.
Se você percebeu o terremoto, comente sobre o que aconteceu aqui no blog.
Outras informações sobre o tremor: Folha de São Paulo / Estadão / Terra
26 DE SETEMBRO 01:55 GMT NORTE DO PERU MAGNITUDE: 7.5 GRAUS

Comments: Postar um comentário

<< Home
Copyright © 2006 Powered by Diário do Juruá
- O Site é melhor visualizado em 1024 x 768 -

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Powered by Diário do Juruá
Copyright ©DdJ 2006